Gradesolda

Prefeitura de Ribeirão Preto sofre prejuízos por furto de grelhas boca de lobo

Estima-se que 120 unidades foram furtadas recentemente na cidade.

A Prefeitura da cidade de Ribeirão Preto estima prejuízos, aproximados, de R$ 72.000,00 ocasionados pelo furtos de grelhas para boca de lobo.

Diante do custo unitário para a reposição das peças, R$ 600,00 cada, será grande o impacto sobre as contas do município.

O furto das grelhas boca de lobo geram riscos tanto para pedestres como para os motoristas, devido ao risco de quedas nos buracos abertos das vias públicas. Os obstáculos, quando não identificados pelos motoristas, podem gerar danos graves aos veículos.

O aumento no valor pago pelo quilo do ferro no mercado de recicláveis tem incentivado este tipo de prática criminosa. Este é um problema recorrente e que sempre existiu, o que deve ser uma preocupação dos responsáveis pelo projeto e manutenção dessas vias.

No mercado existem, basicamente, dois tipos de boca de lobo, as de ferro fundido e as eletrosoldadas. Os especialistas da GADESOLDA informam que o tipo escolhido, no momento do projeto, deve levar em consideração aspectos como a facilidade para remoção forçada das peças após a sua aplicação.

“As peças de ferro fundido, na maioria das vezes, como não são fabricadas sob medida para o projeto, não consideram as condições do local para a otimização das condições de travamento, para que, ao chumbar as peças, estas ofereçam a maior segurança possível contra o furto. As grapas devem ser projetadas e posicionadas em locais de maior penetração e envolvimento pela massa aplicada”, afirma o proprietário e engenheiro da empresa.

A prefeitura informou que o processo de compras já foi concluído e que, em breve, deverá concluir a reposição das grelhas para boca de lobo.