Gradesolda

Grelha boca de lobo de ferro fundido ou aço carbono? Qual é a melhor?

Durante o projeto da rede de drenagem pluvial, a escolha do modelo de grelha boca de lobo deve levar em consideração diversos fatores que impactam na durabilidade e na manutenção das vias.

Além das dimensões utilizadas, ou seja, do tamanho da peça, o material aplicado é de fundamental importância.

Basicamente existem dois tipos de materiais destinados a fabricação de grelha boca de lobo para vias pavimentadas: ferro fundido e aço carbono.

As grelhas boca de lobo de ferro fundido possuem elevado teor de carbono, fazendo com que essas peças possuam grande fragilidade e baixa ductilidade (capacidade de suportarem deformações), o que torna recorrente a ocorrência de quebras e trincas.

Outro fator relevante é o processo de fabricação, muitas vezes difícil de se garantir, ou avaliar, e que impacta diretamente na durabilidade e qualidade da peça.

Mas não só as característica da matéria prima e do processo devem ser consideradas no julgamento do melhor modelo de grelha boca de lobo a ser aplicado em sua obra, a atenção do engenheiro também deve ser voltar para os aspectos da instalação, manutenção e a ocorrência de furtos.

Enquanto por um lado as grelhas boca de lobo de ferro fundido, em caso de quebras, possuem um processo de solda complexo, as grelhas boca de lobo de aço carbono podem ser reparadas e soldas in loco, com facilidade. O processo de solda do ferro fundido envolve a utilização de eletrodo específico, pré-aquecimento da peça em altas temperaturas, com resfriamento lento após a soldagem, entre outros procedimentos, os quais, se não forem seguidos à risca, comprometem drasticamente a qualidade da manutenção, criando maior probabilidade de trincas e fissuras nos reparos.

Durante a vistoria visual para manutenção da grelha boca de lobo de ferro fundido, a identificação de trincas e fissuras ocasionadas pelo desgaste e fadiga naturais do material, é, praticamente, impossível, ficando sempre algum ponto sem a devida atenção.

Deixando de lado os aspectos técnicos, com o elevado preço do ferro e do aço no mercado de recicláveis, o furto deste tipo de peça tem se tornado cada vez mais presente, gerando grandes prejuízos a todos os municípios e empreendimentos.

Como as grelhas boca de lobo de ferro fundido são fabricadas a partir de moldes pré-estabelecidos, não são avaliadas as características da caixa de passagem da via.

Optando pela fabricação das grelhas boca de lobo em aço carbono, o seu fornecedor pode promover adaptações ao projeto inicial, de forma a garantir o melhor engaste na caixa de passagem, dificultando a sua remoção forçada após a instalação e a cura do concreto e da massa asfáltica, ou seja, reduzindo a ocorrência de furtos, uma vez que será mais difícil remover as grelhas do local instalado.