Gradesolda

Uberaba/MG afirma que furtos de grelhas boca de lobo geram prejuízos superiores a R$ 270 mil.

Informação partiu da administração, diante do elevado número de ocorrências.

De acordo com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos de Uberaba (MG), apenas no ano de 2018, os prejuízos causados pelo furto de grelhas de boca de lobo na cidade superam R$ 270.000,00.

A maior parte das ocorrências foi registrada nos bairros de São Cristóvão, José Barbosa, Antônio Barbosa, Mangueiras, Elza Amuí e Primavera.

O departamento responsável pela fiscalização informa que esta modalidade de furto é crescente na região e sofre impacto direto da variação do valor do quilo do ferro pago pelo mercado de recicláveis.

Na tentativa de coibir a ação dos criminosos, a prefeitura informou que fará a reposição das peças por modelos com um sistema de travamento mais eficiente.

No mercado existem, basicamente, dois tipos de boca de lobo, as de ferro fundido e as eletrosoldadas e os especialistas da GRADESOLDA informam que o tipo escolhido, no momento do projeto, deve levar em consideração aspectos como a facilidade para remoção forçada das peças após a sua aplicação.

“As peças de ferro fundido, na maioria das vezes, como não são fabricadas sob medida para o projeto, não consideram as condições do local para a otimização das condições de travamento, para que, ao chumbar as peças, estas ofereçam a maior segurança possível contra o furto. As grapas devem ser projetadas e posicionadas em locais de maior penetração e envolvimento pela massa aplicada”, afirma o proprietário e engenheiro da empresa.

O engenheiro também destaca o risco à população caso a manutenção e reposição das grelhas não seja realizada, uma vez que os pedestres podem se acidentar ao transitar nestas vias.

Vale lembrar que a prefeitura solicita a cooperação dos cidadãos para denunciarem possíveis casos, para isso basta entrar em contato com a administração da cidade ou ligar para a delegacia policial através do 190.